O programa SOTA Portugal é uma extensão do programa Summits on the Air – SOTA original do Reino Unido e de programas semelhantes noutros países.
Muito do projeto inicial foi baseado no trabalho de Manuel Alberto Marques, que foi depois traduzido para a língua portuguesa por Pedro Carvalho CT1DBS/CU3HF.
As regiões do SOTA Portugal são baseadas no antigo sistema de províncias. Todas as regiões têm o mesmo sistema de pontuação.
A qualificação de um cume para o programa SOTA são determinadas pelas regras gerais do programa SOTA. Pedidos para adicionar um cume devem ser acompanhados de material que comprove o cumprimento das regras de qualificação. Este material deve original de fontes independentes e verificáveis.
O Grupo SOTA Portugal não afirma que a sua base de dados esteja completa. Novos cumes só podem ser adicionados ao programa após aprovação pela equipa de gestão do programa SOTA (Management Team, ou MT, em Inglês). Só após esta aprovação é que os pontos de ativações a partir de um cume podem ser contabilizados.
Acesso aos cumes
Na subida a um cume, o ativador deve ter consigo um bom mapa da região onde vai circular, em conjunto com um GPS ou bússola. Em Portugal há uma abundância de trilhos bem marcados com sinalização própria.
Nunca faça uma ativação sem um mapa e prefira sempre trilhos marcados!
Tanto quanto o Grupo SOTA Portugal sabe, não há cumes SOTA em propriedade com acesso interdito. No entanto, se tal for encontrado, os ativadores devem procurar permissão dos respetivos donos antes de tentar uma ativação.
Interdição de operação pertos de estações remotas operada pela ANACOM
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) tem regras especiais para operações perto das suas estações remotas. Se um cume estiver dentro de um raio de 500m destas estações remotas é necessária uma autorização especial.
Mais informação, incluindo um mapa destas estações pode ser encontrado na página da ANACOM na Internet.
Algumas áreas protegidas, como Parques Nacionais ou Reservas Naturais tem regras especiais de acesso, que podem incluir a necessidade de autorizações especiais para entrada de veículos automóveis, ou mesmo acesso pedestre.
Mais informação pode ser encontrada na página do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) na internet.
Mapas e navegação
A principal fonte de dados cartográficos em Portugal é o Centro de Informação Geoespacial do Exército.
É possível comprar mapas impressos neste instituto. O mesmo também oferece uma aplicação gratuita com os mapas cartográficos, disponível em iOS e Android.
Muitos municípios portugueses contem sistemas de informação geográfica (GIS). Estes podem ser uma boa fonte de informação mais localizada.
Outra fonte de informação é a Direção-Geral do Território onde está disponível um mapa interativo online.
Muitos ativadores do programa SOTA partilham os seus percursos até aos cumes em serviços como a página SOTA Maps ou a página e aplicação Wikiloc.
Estes trilhos devem ser considerados apenas como consultivos. Ativadores devem lembrar-se que os olhos veem é mais importante que o que quer que o navegador GPS diga.
Muitas regiões em Portugal têm cobertura de APRS. APRS digital via DMR também é uma opção, dada a boa cobertura de repetidores DMR em Portugal. Instruções de configuração podem ser encontradas na página da equipa DMR-Portugal na internet.