No passado sábado, dia 20, realizou-se mais uma edição do Encontro Nacional SOTA Portugal, um evento que visou promover e partilhar conhecimentos bem como dinamizar o convívio salutar entre os praticantes que aliam o montanhismo e o radioamadorismo.
O encontro, que se realizou em Felgueiras, contou com a apoio da União de Freguesias de Vila Verde e Santão que disponibilizou uma sala confortável e bem equipada para acolher os cerca de 15 participantes que se deslocaram de vários pontos do Norte, Centro e Sul do país.
O dia começou com a receção aos convidados com um “Porto de Honra” e a degustação de deliciosos doces regionais conhecidos como “bolinhos de amor”, uma oferta do colega Luís Silva – CT7AQP, natural daquele concelho e um dos dinamizadores do encontro.
A abertura das intervenções arrancou com a apresentação do programa pelo coordenador nacional do Summits on the Air (SOTA) Portugal, Paulo Teixeira – CT2IWW, que também fez um breve resumo das atividades de 2022 bem como uma análise de vários parâmetros e dados do programa, desde a sua inceção até aos dias de hoje.
O coordenador apontou que, nos últimos cinco anos, o SOTA Portugal tem caminhado a passos largos, registando um aumento do número de ativações bem como de ativadores que alcançaram o estatuto de “Mountain Goat” (MG), entre outros dados.
Paulo Teixeira adiantou, ainda, que o programa de diplomas nacionais continua aberto e válido e que haverá, em breve, um novo certificado para premiar e incentivar o uso de bandas VHF e UHF tanto para ativadores como para caçadores.
Antes do final da manhã, Rui Oliveira – CT7ALW, fez uma apresentação para demonstrar o trabalho realizado no âmbito da revisão da lista de cumes do programa SOTA Portugal, em vigor desde 01 de abril deste ano.
O principal responsável pelo processo salientou a correção da toponímia, recordando que mais de 75% dos cumes foram atualizados na sua denominação.
Esta revisão resultou, ainda, em inúmeras correções tanto da posição como altitude dos “summits” nacionais, resultando, em alguns casos, no aumento de pontuação e na criação de novas referências SOTA.
Rui Oliveira apresentou, ainda, uma leitura atualizada do conceito de proeminência dos cumes que permitiu, entre outros, a inclusão de novas referências no programa.
Depois do almoço, que decorreu num restaurante nas imediações, foi a vez de António Cardoso, CT1MH, de demonstrar à plateia como organiza as suas ativações, nomeadamente na realização de várias no mesmo dia ou em dias seguidos.
O ativador, que chegou ao estatuto de Mountain Goat em 2022, partilhou imensas dicas em diversas áreas, nomeadamente na preparação, equipamento, no planeamento, na segurança e em primeiros socorros, entre outros.
António Cardoso partilhou com os restantes apresentadores o uso do seu projetor digital com o qual foi possível realizar todas as apresentações, com um nível de qualidade de imagem muito elevado.
A meio da tarde foi a vez de Carlos Gomes – CT1HIX, de expor uma demonstração prática de confeção de “traps” com cabo coaxial para serem utilizados na construção de antenas HF multibanda.
Depois de uma breve introdução às vantagens e desvantagens do uso de traps, bem como da teoria associada ao tema, o nosso colega do Alto Minho, passou a demonstrar a construção de uma unidade para a banda dos 12m.
Uma série de medições efetuadas no final da apresentação apontaram para o fato de que a trap ali construída estava pronta para ser utilizada, sem a necessidade de mais afinações ou alterações.
As apresentações do dia encerraram com uma explicação muito detalhada sobre os cuidados a ter no acesso e presença em parques eólicos, um tipo de local onde se encontram muitos cumes referenciados no programa SOTA Portugal.
Na sua apresentação, Nuno Freitas – CT2IUV, explicou o significado da sinalética presente nestes locais e que tipo de cuidados a ter nas proximidades dos aerogeradores.
O “duplo Mountain Goat” assinalou, ainda, alguns dos perigos presentes nestes locais, chamando a atenção para a existência de cabos de média tensão subterrâneos, entre outros exemplos.
O dia encerrou com uma abordagem a diversos temas, nomeadamente a marcação do próximo Encontro Nacional SOTA Portugal, que está provisoriamente definido para ocorrer no primeiro fim de semana de maio de 2024, na zona da Marinha Grande.
O Dia Nacional SOTA Portugal de 2024 ficou acordado, igualmente de forma provisória, para decorrer no primeiro fim de semana de abril, mais precisamente nos dias 06 e 07.
Resta-nos agradecer a cordialidade e disponibilidade com que fomos recebidos em Felgueiras, na pessoa do presidente da União de Freguesias de Vila Verde e Santão, Hélder Silva, e pelo Luís Silva – CT7AQP.
O Francisco São Bento CR7BIO também recebe agradecimentos, pois contribuiu com várias t-shirts ilustradas com temas e logo SOTA, com os fundos recolhidos a reverterem a favor de vários gastos no programa.
Por seu lado, agradecimentos vão também para o João Cunha – CT2GSN por ter oferecido, a cada um dos participantes, um pequeno “patch” alusivo ao encontro de 2023. Anteriormente, o João foi o responsável pelos patchs SOTA de cujos fundos entretanto recolhidos serviram para pagar, por três anos, o domínio sotaportugal.pt.
Por fim parabéns a todos os palestrantes que trouxeram para a mesa uma mostra diversa de temas relevantes não só para o programa SOTA como para o radioamadorismo em geral.
Para o ano, há mais!
VY 73.
Bom dia
Foi um encontro muito agradável!
Obrigado a todos!