O programa SOTA Portugal celebrou, nos dias 6 e 7 de abril, o seu 13.º aniversário com a realização de múltiplas ativações em território nacional.
Esta atividade visou chamar a atenção para o programa Summits on the Air no âmbito do serviço de radioamador, nomeadamente para incrementar o número de “ativadores” e “caçadores” bem como difundir as regras desta atividade de âmbito internacional.
Apesar das condições meteorológicas instáveis naquele primeiro fim de semana, cerca de uma dezena de ativadores rumou a diversas referências nacionais, no sábado e domingo, para assinalar a efeméride.
Sobre a sua participação, o Francisco Jesus CS7BEK enviou-nos um relatório das suas ativações:
“Com o Dia Nacional SOTA a decorrer, comecei o dia em CT/ES-007 onde cheguei cerca das 09h30 da manhã locais e encontrei-me com o Carlos Ferreira CT1DYH. Começamos a ativar, entretanto, chegou o nosso estimado Gonçalo Sobral CS7BDJ. Ativamos todos, tendo eu ativado com 24 QSOs, 7 S2S e 2 P2P (sim, porque afinal também era referência POTA PT-0043).
No final, o CS7BDJ seguiu viagem, eu e o CT1DYH para o almoço, junto ao Forte do Alqueidão onde comemos do bom e do melhor. À tarde, ativei CT/ES-005 com 6 QSOs, zero S2S, mas todos em VHF FM.
Seguiu-se a QSY até Palmela, após conversa pós-ativação com o CT1DYH sobre os mais variados temas, onde, no Castelo de Palmela, retorno a montar HF, caçando 1 estação SOTA e 1 estação POTA e fazendo testes com o CS7BDJ, este já no seu QTH, nos 40 metros. Seguiu-se o muito agradável jantar com o Nuno Albuquerque CR7BCM e família.
Por fim, QSY para o QTH onde foi tempo de introduzir todos os QSOs nos respetivos sítios, colocar baterias à carga e iniciar o descanso”.
Praticamente todos os participantes, incluindo vários dos “caçadores” que se associaram ao dia, partilharam com a organização os logs e imagens das suas atividades, recebendo, em troca, os respetivos diplomas.
Obrigado a todos por mais um evento com sucesso. Para o ano, há mais!
VY 73