Sábado, dia 20 de Maio
Com o patrocínio da Câmara Municipal de Valença e sob a égide da Associação de Radioamadores do Alto Minho (ARAM), realizou-se na bonita vila de Valença, o IV Encontro Nacional SOTA, em 20 e 21 de Maio.
Ocorreram ao evento colegas nacionais e um colega EA, havendo activadores, caçadores e colegas que vieram pela curiosidade de saber como se desenvolve o Programa SOTA.
O Encontro começou com a recepção aos radioamadores e, como o tempo urgia, iniciou-se com a apresentação do Paulo Teixeira, CT2IWW, por ausência do Coordenador Nacional.
O Paulo Teixeira começou por explanar as regras do Programa SOTA, assistindo-se a uma viva e esclarecedora troca de impressões entre os presentes.
Depois fez uma resenha do Programa no continente Português, sendo de realçar o desenvolvimento do SOTA em Portugal.
Basta verificar que em 2014 se registaram 131 ativações, que subiram para 270 em 2015 e voltaram a subir para 484 ativações em 2017!
Constata-se assim um significativo aumento do número anual de ativações que traduz, também, a atração que o programa tem vindo a exercer no radioamadorismo.
De realçar também a distribuição das activações, com o Minho a liderar, por larga maioria o número de activações:
Minho (MN) – 133 activações
Beira Alta (BA) – 65 activações
Estremadura (ES) – 62 activações
Beira Litoral (BL) – 57 activações
Trás os Montes (TM) – 43 activações
O Minho é, também, a região com mais cumes SOTA.
O Paulo Teixeira mostrou ainda outros indicadores, sendo relevante que Portugal teve o seu primeiro Montain Goat em 2016.
Trata-se do Nuno Freitas, CT2IUV, que atingiu os (primeiros) 1000 pontos como activador!
Seguiu-se a apresentação do Pedro Carvalho, CT1DBS, que falou sobre a “Navegação nas Activações SOTA”.
Versou sobre a utilização dos diferentes recursos (carftas topográficas, google earth, mapas, GPS, etc) à disposição dos activadores para o planeamento das activações SOTA e para a utilização destes recursos nas caminhadas até aos cumes.
E, claro, seguiu-se o almoço que serviu de convívio entre os presentes.
A particularidade deste almoço foi a descoberta de bacalhau no Rio Minho, o que obrigou à degustação massiva deste!!!!!
Depois de almoço, o Emmanuel Lomba, CT7AFR, falou sobre um valioso recurso para os activadores: “Baterias para operação /p”
O Emmanuel dissertou sobre os diferentes recursos (painéis solares, baterias Lipo, Lifepro4, SLAB, etc), permitindo a cada um aferir das suas necessidades relativas ao seu modo de operação.
Lembra-se que o SOTA permite todos os modos e todas as bandas.
A dissertação do Emmanuel foi atentamente seguida por todos e, sem dúvida, foi do maior interesse para todos os Sotistas.
Seguiu-se o briefing para a activação SOTA de Domingo e, com a pontualidade verificada, seguiu-se um programa social, com a visita ao centro histórico e à fortaleza de Valença, o que foi muito apreciado: Por ser ao ar livre, por ser guiado e por ser um pedaço único da nossa História!
Domingo, dia 21 de Maio
Logo pela manhã rumou-se para o lindo parque do Monte Aloi, a Noroeste da cidade de Tui, onde se encontra a referência EA1/PO-019, Monte Aloi.
Chegados ao parque e depois de estacionados os carros, caminhou-se monte acima, até à Zona de Activação (AZ).
Esta referência é uma agradável área de recreação e a caminhada foi retemperadora para todos.
Os activadores “espalharam-se” pela AZ e quem tivesse um analisador de espectro poderia constatar que as bandas de amador estavam bem utilizadas…
Assim, foram feitos inúmeros QSOs, sendo ouvidos indicativos EA/CT, EA/CS e EA a activar a referência…
A presença de um colega activador EA deu mais brilho ao Encontro e a internacionalização deste foi uma nota agradável e de relevo no contexto do IV Encontro Nacional SOTA.
A conclusão é óbvia e antiga (parafraseando o Carlos Gomes, CT1HIX):
SOTA é liberdade, SOTA é amizade!
Em nome do grupo que se uniu para tornar este encontro possível, obrigado a todos!
Para o ano há mais, mais a Sul!