V Encontro Nacional SOTA – Para o ano há mais!

O Encontro

O V Encontro Nacional SOTA começou atrasado porque a chave da sala não aparecia…
O nosso colega Francisco Gonçalves, CT1DL, Presidente da Direcção da ARVM, Associação anfitriã em conjunto com a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, não largou o telefone até a chave aparecer.
Cá fora, os 24 OMs participantes, vindos de todo o país, iam aquecendo os transistores para o que se seguiria!…

E haveríamos de recuperar o tempo mais tarde….

Assim que a porta foi aberta, rapidamente nos instalamos e demos início ao evento.

O Francisco Gonçalves, CT1DL, abriu a sessão, dando as boas-vindas aos presentes numa curta alocução à plateia.

Seguiu-se o Pedro Carvalho, CT1DBS, que relembrou as regras do Programa SOTA, numa apresentação titulada justamente “Síntese das regras SOTA”.
Como de costume foram abordadas as principais raízes do SOTA e apresentados alguns indicadores mundiais.

O Paulo Teixeira, CT2IWW, apresentou “Análise do programa SOTA CT”. Nesta apresentação o Paulo brindou-nos com as estatísticas do SOTA no solo pátrio, constatando-se do incremento de activações e de QSO.
Ou seja, o SOTA continua a sua trajectória de crescimento, seja em Portugal seja no restante mundo, havendo já 145 grupo SOTA espalhados por outros tantos países/entidades DXCC.

Seguiu-se uma merecida pausa para café, após o que ouvimos falar sobre “Equipamento de protecção individual nas activações SOTA” pelo Nuno Freitas, CT2IUV.

O Nuno, profundo conhecedor da matéria, deixou avisos e conselhos muito úteis a quem se aventura nos montes, serras e montanhas deste país, em todas as estações do ano.
Conselhos que todos deveremos reter para evitar situações desagradáveis ou mesmo catastróficas!

O João Morgado, CT1BQH, apresentou de seguida, “A utilização de CW no SOTA”.
O João descreveu como preparar as activações, no antes, durante e depois, num exercício de partilha de conhecimento e experiência.

Cansados como estávamos, só podia seguir-se o almoço, logo ali ao lado.

Regressados para a tarde, o Pedro Carvalho, CT1DBS, fez uma apresentação sobre as “Ferramentas informáticas e website SOTA”, com demonstrações nos diferentes sites e a sua implicação para o desenvolvimento de cada radioamador enquanto Sotista, seja activador, caçador ou SWL, nomeadamente na preparação das activações.

Por último, o Emmanuel Lomba, CT7AFR, presenteou todos com o tema “Baterias para utilização no programa SOTA”. Além do conhecimento intrínseco sobre o programa e a matéria em apreço, o colega brindou-nos com os diferentes tipos de baterias utilizáveis nas mais díspares situações, incluindo nas activações SOTA.

De realçar o conjunto de questões suscitadas ao longo de cada uma das apresentações, a que levou que o Encontro fosse uma boa experiência radioamadorística para todos os presentes.

Antes de terminar o Encontro foi abordada a questão da falta de responsável pelo Grupo (AM), na sequência do email enviado pelo AM, Manuel Marques, CT1BWW, em 8 de Janeiro passado, a desvincular-se do Programa.

Depois de uma acalorada e amigável discussão foi aprovada uma moção para enviar ao SOTA Management Team (MT), enquanto entidade responsável pelo Programa à escala planetária e pela nomeação do AM, dando conta do desconforto e inconveniência que a circunstância está a causar em CT.

De seguida decidiu-se onde seria o próximo Encontro (2019), tendo sido acordado que seria na zona de Santarém, sendo responsável pela organização do mesmo o João Coelho, CT1BWU.

Os 24 OMs que participaram no Encontro despediram-se cerca das 18 horas, com um sentimento unânime de satisfação pela forma como decorreu o Encontro, com grande espirito de radioamadorismo e de partilha de conhecimentos entre todos.

P’ró ano há mais!…


A avaliação do Encontro

O inquérito de satisfação dos participantes deu os seguintes resultados

Graf apresentacoes

 

Graf Sla e loc


Fotografias do Encontro

 

 

Deixe um comentário