Quando se faz uma ativação planeada, é ideal anunciar a mesma na plataforma SOTAWatch. Esta é a mesma plataforma onde são centralizados os conhecidos “spots” durante as ativações.
Anunciar uma ativação permite que os eventuais caçadores estejam mais alerta aos spots e planeiem estar em frente ao rádio à hora prevista para a ativação. É portanto ideal que seja feito um anuncio em todas as ativações planeadas.
Então como fazer um anuncio de ativação?
O ativador deve primeiro visitar o habitual site do SOTAWatch3. Depois o ativador deve fazer login na plataforma, usando o botão entrar no canto superior direito. As credenciais são as mesmas usadas para submeter os logs.

E introduzir as credenciais:

Depois, o ativador deve ir ao separador “Alertas”, e clicar em “Adicionar alerta”:

Depois, o ativador tem de preencher o alerta:

Dicas úteis:
- Não esquecer do /P no indicativo.
- No ETA, a hora tem de ser a hora UTC no formato
hhmm
.
Durante a hora de inverno, Portugal partilha a hora com a hora UTC. Durante o verão a hora UTC é menos uma hora. Portanto, durante o horário de verão, se o ativador pensa começar as 10h locais, deve anunciar a ativação para as 9h UTC. - Frequências e modos:
Quando o ativador não tem uma frequência fixa definida, pode só por a “banda”. Por exemplo o “7-ssb
” e o “14-ssb
” visíveis na imagem. Quando há uma frequência em vista especifica, o ativador pode especificar a frequência completa, como “145.525-fm
“. - Nos comentários, aproveitar para fazer comentários relevantes. Por exemplo:
- “ETA +-1h depending on the hike“. Aqui estamos a indicar que a hora real vai andar uma hora em torno da hora anunciada, conforme correr a subida.
- “Tracking on APRS“. Caso o ativador use APRS, avisar isso pode ser uma forma de os caçadores saberem se o ativador esta perto do cume.
- “With CT0ZZZ/P“. Caso o ativador vá ativar em grupo com outro(s) ativador(es). Ou então cada um pode fazer o seu alerta.
No fim, o ativador clica em “Adicionar alerta” e o alerta fica registado.