O VI Encontro Nacional SOTA, realizado em Santarém, em 11 de Maio, nas instalações da Associação de Radioamadores do Ribatejo (ARR), começou atrasado porque o vereador da Câmara Municipal de Santarém que deveria abrir o encontro não chegava…
Haveríamos de recuperar o tempo mais tarde….
O Silvio Leiria, CT1BPT, Presidente da ARR, abriu a sessão, dando as boas-vindas aos presentes numa curta alocução à plateia.
Seguiu-se o Pedro Carvalho, CT1DBS, que relembrou as regras do Programa SOTA, numa apresentação intitulada “Síntese das regras SOTA”.
Como de costume foram abordadas as principais raízes do SOTA, apresentados alguns indicadores mundiais e mostradas algumas novidades no na utilização do software SOTA, nomeadamente no mapping.
O Paulo Teixeira, CT2IWW, apresentou “O Programa SOTA CT (2018) em revista”. Nesta apresentação o Paulo brindou-nos com as estatísticas do SOTA em Portugal, no ano de 2018.
O SOTA continua a sua trajectória de crescimento, no mundo, havendo já 165 grupos SOTA espalhados por outros tantos países/entidades DXCC.
Depois ouvimos falar sobre “Socorro!… como pedir e quais são os elos do processo” pelo Flávio Areias, dos Bombeiros Municipais de Santarém.
O Flávio mostrou como se ativa o socorro em Portugal continental, deixando avisos e conselhos muito úteis a quem se aventura nos montes, serras e montanhas deste país, em todas as estações do ano.
Só podia seguir-se o almoço, ali nas redondezas da ex-Escola Prática de Cavalaria.
O almoço foi (mais) um excelente tempo de partilha e troca de informação, a que se juntaram mais alguns OMs, vindos de propósito para o almoço.
Já depois do almoço, o João Fragoso, CT7ABE, mostrou-nos “Antenas e tuners para activações SOTA”.
Tal como as outras apresentações, também esta foi muito participada e suscitou muita curiosidade.
De seguida, o António Cardoso, CT1MH, e o Filipe Relvão, CT7ALM apresentaram “O SOTA, escutismo e novos radioamadores”.
Esta questão suscitou curiosidade dado que aborda um tema que deve estar nas preocupações de todos: O “recrutamento” de jovens para o radioamadorismo!
O Emmanuel Lomba, CT7AFR, apresentou então “O que pode correr mal numa activação SOTA”.
Esta apresentação abordou as diferentes situações que podem correr mal (esquecer o rádio em casa, etc…) e a foram de as ultrapassar!
Seguiu-se uma viva discussão sobre a implementação de diplomas SOTA CT, para ativadores, caçadores e rádio-escutas.
Com unanimidade nas soluções, fechou-se a discussão.
O VII Encontro Nacional SOTA será na Região Centro, na zona de Coimbra, em 16 e 17 de Maio de 2020.
O organizador será o Filipe Relvão, CT7ALM, coadjuvado pelo António Cardoso, CT1MH e todo o “gang” de sotistas!
Os OMs que participaram no Encontro despediram-se com um sentimento satisfação pela forma como decorreu o Encontro, com grande espírito de radioamadorismo e de partilha de conhecimentos entre todos.
E no dia 12…
Conforme constava do programa, no dia 12, Domingo, foram realizadas ativações SOTA.
Assim, registaram-se 6 ativações de referências SOTA, em 3 diferentes regiões do País, neste dia.
E p’ró ano há mais!…