III Encontro Nacional SOTA – Relato

Amarante, 29 e 30 de Abril e 1 de Maio 2016


Nota prévia

“SOTA é liberdade!”

Não sendo um slogan revolucionário (hi) foi este o carácter da actividade mais marcadamente vincado pelos activadores presentes, quando se discutia a motivação que poderia ser dada para novos praticantes, Activadores e Caçadores.

Com efeito, quando se chega ao topo de uma montanha, a Liberdade é um dos sentimentos mais perceptíveis que se têm!

E a sublinhar este carácter vem o facto dos Activadores procurarem eficiência nas suas estações e, muitas vezes, fazerem activações inopinadas ou com curto tempo de preparação.

No SOTA dependemos mais de nós mesmos que de tudo o resto.

A mochila está sempre feita, a estação de rádio pronta e as botas aguardam-nos!


Introdução

Os OMs em deslocação estavam a fazer valer as suas viagens e, pelo caminho, manifestava a intenção de activar algumas referências SOTA.

E assim foi. Desde quinta-feira a Domingo foram activadas 9 referências SOTA, por 8 activadores!

O vitamínico de Sexta-feira à noite deu o tom para o que seria um fim de semana pleno de radioamadorismo, com a presença do colega dos colegas de cá da fronteira e do Ismael, EA1AZ, que se juntou à parte social do evento com a sua XYL.

Com a impecável organização e apoio por parte da Associação de Radioamadores de Entre Tâmega e Douro (ARET), liderada pelo Paulo Teixeira, CT2IWW e secundado por vários elementos desta, estava dado o mote para um fim de semana pleno de radioamadorismo e SOTA.

 Sábado, dia 31 de Abril – Actividades de Sala

Já o Sábado foi pleno de actividades de sala, terminando com uma activação TOTA (ver no final).

Durante todas as actividades de sala é de referir a sempre presente partilha de experiências e exposição de equipamentos e antenas utilizados no SOTA.

Análise da actividade SOTA

Começou-se com uma análise feita pelo CT1BWW sobre o Programa SOTA em Portugal continental, ao longo de todo o ano de 2015 e perspectivando desde o seu inicio (2011).

Relativamente a este tópico, verificou-se um incremento na actividade, quer da parte de Activadores quer na parte de Caçadores. O interesse, de forma geral, pela actividade também se incrementou e hoje esta vertente do radioamadorismo é muito conhecida, tendo actualmente mais aceitação junto dos radioamadores portugueses.

Os presentes manifestaram unanimemente a firme disposição de se manter o Grupo tal como está, isto é, sem constituir qualquer associação para o efeito.

Dia Nacional SOTA 2016

O Pedro Carvalho, CT1DBS, falou do Dia Nacional SOTA e, analisando-se este, concluiu-se que foi um sucesso que superou todas as expectativas.

O número de QSOs registados neste dia foi de sete centenas e meia, aproximadamente, utilizando desde os 7 MHz até aos 1,3 GHz. Foram utilizados os modos FM, SSB, CW e digitais.

 Actividade em Parques e reserva naturais

O Manuel Marques, CT1BWW abordou a circunstância de existirem algumas restrições para actividades SOTA em Parques Naturais e Reservas, mostrando quais e onde se localizam.

Para cumprimento da regulamentação, o CT1BWW vai elaborar um ficheiro com os contactos dos Parques Naturais e Reservas, sabendo que antes de se efectuar uma activação, cada OM deve contactar previamente esses organismos a informar da vossa actividade ou a solicitar autorização (consoante o caso).

 Página Web, redes sociais e divulgação

O Grupo discutiu ainda a forma de motivar outros colegas para a actividade, tendo decidido que a página web www.sotaportugal.com vai desaparecer, ficando a informação SOTA disponível na página CT SOTA – SOTA em Português!, a cargo do Pedro Carvalho, CT1DBS.

Também os endereços de email associados a esta página irão ser descontinuados, pelo que os OMs que desejem receber as últimas novidades deverão aderir/seguir aquele sítio.

Ficou também decidido que as noticias e anúncios com importância do e para o Grupo passarão a ser geridas e difundidas pelo Paulo Teixeira, CT2IWW, constituindo-se este como o “agente de comunicação” central do Grupo SOTA nacional, tendo em vista a eficiência e eficácia na comunicação. O Paulo Teixeira, CT2IWW, ficou também encarregado de fazer a gestão das páginas do Grupo nas redes sociais, nomeadamente no Facebook.

Foi também decidido que o Grupo irá tentar efectuar acções de divulgação do Programa SOTA nas feiras de rádio que ocorrem um pouco por todo o país, nomeadamente na da ARVM, REP e ARAM e ARAL, entre outras.

 Kit SOTA ARET

DSCN5056
CT2IWW com o Kit ARET. Já não há desculpas para não fazer SOTA na zona de Amarante!

A ARET preparou um KIT SOTA para emprestar a qualquer OM que rume aquelas paragens e deseje fazer uma activação SOTA.

 

Além dos conselhos sempre úteis de quem conhece a região, o kit está numa mochila pronta a utilizar. Esta contém o mastro/antena (cana de pesca), uma bateria e kit de primeiros socorros, bastando que o OM leve o seu transceptor.

Para reservar o Kit SOTA da ARET deverá contactar esta atempadamente.

Deixou de haver desculpas para não visitar aquela lindíssima região e fazer rádio!

 

 Entrega de placas

DSCN5086

Foram entregues Placas SOTA ao João Cardoso, CT1BHG, António Cardoso, CT1MH, Carlos Gomes, CT1HIX, Paulo Teixeira, CT2IWW, Sérgio Domingos, CT2JLS, Manuel Marques, CT1BWW e Jacques Diegues, CT2IXX.

 Prevenção e Segurança na montanha

Fazer activações em segurança é, em primeiro lugar, uma questão de prevenção!

Por isso, o Adjunto de Comando dos BV Amarante, João Ribeiro e o Bombeiro de 1ª Classe, Luis Martins, estiveram a prestar esclarecimentos sobre o que fazer, quem avisar quando se pratica a actividade e quais as acções a tomar nos casos mais frequentes.

De igual forma, esclareceram os presentes sobre o que esperar em situações de emergência na montanha e responderam prontamente a todas as questões suscitadas, aproveitando para falar sobre o novo túnel do Marão e a segurança dos utentes no interior deste.

Explanaram ainda sobre o kit de primeiros socorros que cada um deve levar consigo nas actividades, o que também muito interessou os participantes.

Terminou esta parte da actividade com um agradecimento aos Bombeiros de Amarante, pelo conhecimentos que ofereceram aos participantes.

 Activação TOTA

O Sábado terminou com a ativação de uma referência TOTA (Tascas on the air), substituindo-se a RF por um lanche ajantarado, numa das tabernas da cidade onde os OMs e respectivas XYL se deleitaram com os produtos da terra, ou seja, queijo, presunto, vinho verde, etc…

 

Sábado, dia 1 de Maio – Activação de CT/DL-001, Serra do Marão

Neste dia, logo pela manhã, um conjunto de viaturas foi visto no acesso à Serra do Marão, subindo lentamente e em fila.

Quase chegados ao cume, estacionou-se e seguiu-se uma pequena caminhada para o cume, onde os OMs se dispersaram.

No cume do Marão começaram a ver-se antenas, rádios, cabos, baterias e um mar QSOs, um pouco por todo o lado, pouco passava das 11 horas.

Um pouco espalhados encontravam-se estações a fazer QSOs em várias bandas, nos modos CW, FM, PSK, FM e o primeiro contacto em DMR/70 cm, a partir de uma referência SOTA, em Portugal continental.

E assim foi até cerca das 13 horas. A partir daí foi tempo de um almoço conjunto, entre OMs, XYLs e cristalinos que durou até bem depois das 14h, não obstante o sol aberto e a fresca brisa que se faziam sentir naquele cume.

Limpo o local, rumou-se às viaturas e…

TNX ARET, TNX Amarante es até para o ano!

 

Radioamadores presentes (ordem alfabética dos QRZ) – João Cardoso CT1BHG, Manuel Marques, CT1BWW, Pedro Carvalho, CT1DBS, Manuel Pereira, CT1ENF, Carlos Gomes, CT1HIX, António Cardoso, CT1MH, Manuel Moreira, CT2HMR, João Condeço, CT2HPM, Nuno Freitas, CT2IUV, Paulo Teixeira, CT2IWW, Sérgio Domingos, CT2JLS, Joaquim Baldaia, CT7AGT

TOTA – Tascas On The Air !…. 🙂

 

Fotografias das actividades de sala

Fotografias das activação de CT/DL-001, Serra do Marão

1 comentário em “III Encontro Nacional SOTA – Relato”

  1. Belo report. Obrigado por permitir à comunidade assistir d alguma forma a este evento que, pelo que vi, foi um sucesso. Tive muita pena de não ter podido ir a estas jornadas, ainda por cima tendo sido feito tão próximo do meu QTH, i.e., a Norte do Centro do país continental, hehehehe.
    Bem haja para todos os envolvidos.
    73 de CT/AFR, Emmanuel.

    Responder

Deixe um comentário