Nas activações SOTA o S2S (cume-a-cume) é sempre um QSO difícil, especialmente usando baixas potências e antenas simples em ambos os lados do QSO, sendo por isso bastante desafiante.
Se adicionarmos a isto a distância (EU / VK, ZL) e a má propagação, o desafio torna-se ainda maior.
Contudo, isso não impedirá mais de 50 ativadores na Europa, no Canadá, na África do Sul, na Austrália, na Nova Zelândia e no Japão, de subirem alguns cumes SOTA no próximo Sábado, 10 de Março (0630z às 0830z +/-), para tentarem fazer comunicações S2S!
A melhor janela de oportunidade (propagação) para fazer QSOs S2S entre a Europa e a Ásia-Pacífico começará perto de 06:30 UTC – long path – e manter-se-á ao longo dos 90 minutos seguintes.
Apesar da má propagação prevista, há aberturas de tempos a tempos, mesmo no final do ciclo solar.
É a primeira vez que a África do Sul se junta a este evento e enquanto os QSOs de lá para a Europa são improváveis, os contatos para a Austrália podem acontecer.
Os organizadores – Mike 2E0YYY, Andrew VK1AD e Ed DD5LP – esperam que os contactos entre a Europa e a Ásia-Pacífico sejam possíveis. Certamente que serão feitos muitos os contactos S2S na Europa.
As estações que utilizarem CW têm maiores probabilidades de sucesso.
No entanto, aqueles que usam SSB também terão possibilidades, como se verificou em anteriores eventos.
Qualquer OM que deseje pode juntar-se à festa, seja como ativador numa referência SOTA, seja como caçador no seu shack. Basta cumprir as regras SOTA!
Estes eventos são organizados por OMs da comunidade SOTA, mostrando-se o quanto a diversão pode ser baseada numa simples ideia, bastando escolher uma data e um loooongo caminhar até um cume SOTA, possivelmente numa manhã fria e chuvosa!